domingo, 6 de fevereiro de 2011

Atlas Nacional do Brasil Milton Santos

O IBGE lançou o Atlas Nacional do Brasil Milton Santos, que atualiza as informações geográficas sobre o território brasileiro. A obra articula textos e imagens de satélite produzidas com técnicas avançadas, ampliando a capacidade de observar a complexa realidade do país. O Atlas capta dois importantes processos da dinâmica brasileira na primeira década deste século: a melhoria de condições de vida de parte da população e a valorização da potencialidade do território.
Responsável pela difusão do conhecimento geográfico do Brasil entre estudantes de todos os níveis de ensino, o Atlas reúne o maior conjunto de informações levantadas pelas instituições públicas do país, constituindo-se como instrumento estratégico para o planejamento de seu futuro.
A publicação se estrutura em torno de quatro grandes eixos:  
O Brasil no mundo; Território e meio ambiente; Sociedade e economia; e Redes geográficas. O primeiro trata da inserção do Brasil no cenário mundial. Aborda questões como a desigualdade social, o acesso a informações, as redes geográficas e as fontes energéticas. Ressalta que as diversas formas de inclusão do Brasil no mundo afetam a própria geografia do país, pois grande parte das atividades aqui desenvolvidas relaciona-se à competição mundial.
A relação entre Território e meio ambiente também é abordada, enfatizando que o espaço geográfico representa um dos fundamentos da identidade nacional, o que torna seu mapa uma referência central desta identidade e de seu reconhecimento no mundo. Trata da divisão política, da regionalização e do meio ambiente, destacando que o território brasileiro está submetido a uma tensão constante entre forças que induzem à interiorização da ocupação do território e, simultaneamente, ao reforço do processo histórico de litoralização.
O tema Sociedade e economia ressalta que a formação econômica e social é uma categoria fundamental para entender o espaço. Aborda a dinâmica geográfica, a urbanização, a desigualdade social, saúde, educação, saneamento, cidadania e espaço econômico.
O último eixo, Redes geográficas, considera as redes como elementos centrais de compreensão da dinâmica e da transformação do espaço geográfico contemporâneo. Inclui as redes geodésicas, cartográfica, urbana, viárias, energéticas, telefônicas e informacionais.
Os textos aprofundam a compreensão da dinâmica do país e estimulam a reflexão sobre caminhos para superar desigualdades, colocando na ordem do dia a questão do desenvolvimento sustentável, entendido não como um estado a alcançar, mas como um processo de transformação contínua e aperfeiçoada, envolvendo as dimensões econômica, social, ambiental e política.
Composto por 548 mapas, 237 a mais que na edição anterior (2000), 76 gráficos, oito tabelas, seis fotos e 14 imagens de satélite, o Atlas pode ser adquirido na Loja Virtual do IBGE (http://www.ibge.gov.br/lojavirtual/default.php) e nas livrarias consignadas (http://www.ibge.gov.br/lojavirtual/livrarias.php). Entre os destaques, estão os mapas referentes à cadeia produtiva (carne, algodão herbáceo e mandioca) e o da distribuição dos estabelecimentos agropecuários, publicados pela primeira vez nesta edição.
Mais informações: IBGE
FONTE: IBGE, 2010.

Um comentário: