quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Seleção de municípios críticos a deslizamentos: NOTA EXPLICATIVA


A elaboração dos mapas estaduais e do Brasil para a seleção de Municípios Críticos a Movimentos de Massa, principalmente deslizamentos, visa atender a elaboração e planejamento do Programa de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres do PPA-2012 a 2015, teve como base as informações do número de óbitos fornecidos pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), dados dos Ministérios das Cidades e Integração-Defesa Cívil e da modelagem efetuada pelo Serviço Geológico do Brasil – CPRM.
Esta modelagem utilizou dados em escala regional dos mapas de geodiversidades estaduais, das isoietas totais trimestrais e dados das formas de relevo, incluindo a declividade, as formas das encostas (retilínea, côncava, convexa) e as amplitudes, de forma automática, com base em recursos disponíveis atualmente nos Sistemas de Informações Geográficas a partir de dados do SRTM (Shuttle Radar Topography Mission), resolução de 90 metros. A metodologia proposta utilizou informações de caráter regional onde para cada tema, foram selecionados intervalos considerados significativos para compor uma análise por critérios discriminados além da utilização de informações de pesquisadores, para selecionar áreas suscetíveis a processos de movimentos de massa.



Fonte: CPRM

Setores Censitários do Censo 2010


O IBGE coloca à disposição do público a Malha Municipal Digital (shapefile) de Setores Censitários do Censo 2010, no novo sistema de referência de coordenadas SIRGAS2000. Já se encontra disponível para baixar também os dados estatísticos da coleta do Censo 2010 que estão parcialmente prontos, agregados por setores.
A Malha, junto com os dados agregados, permite visualizar resultados do Censo 2010 em um mapa digital. Os setores são as menores unidades territoriais estabelecidas pelo IBGE para fins de coleta do Censo.
Para sua visualização, o IBGE está disponibilizando na sua pagina na Internet uma aplicação Web que permite exploração e visualização dos dados por município/subdistrito/bairro de todos os 316.574 setores censitários.
A Malha disponibilizada em Unidades da Federação possibilita o cruzamento de informações do Censo 2010 com outras bases de dados compatíveis, o que a torna de fundamental importância para o planejamento de ações institucionais e políticas públicas nos municípios.
A resolução do arquivo digital é variável: nas áreas urbanas é compatível com escalas cartográficas na faixa de 1:2.000 a 1:10.000 (o que significa que 1 mm no mapa representa entre 2 e 10 metros no terreno) e nas áreas rurais, com escalas na faixa de 1:25.000 a 1:250.000 (1mm no mapa representa entre 25 a 250 metros no terreno).
O IBGE está disponibilizando também, no seu Banco de Dados Agregados (SIDRA), as informações por subdistrito/bairro que podem ser acessadas pelo Sistema de Recuperação Automática (SIDRA), no link http://www.sidra.ibge.gov.br/
É possível construir informações por bairro como, por exemplo, a média de moradores por domicílio, a razão de sexo (número de homens para cada 100 mulheres) e o índice de envelhecimento, que é o número de pessoas idosas (com 65 anos ou mais de idade) para cada 100 pessoas jovens (de 0 a 14 anos). No município do Rio de Janeiro, por exemplo, os bairros com menor razão de sexo são Flamengo, com 50 mil residentes e 73,2 homens para cada 100 mulheres, e Copacabana, com 146,4 mil residentes e 74,3 homens para cada 100 mulheres. Os dois também têm os maiores índices de envelhecimento: 263,1 e 248,6 pessoas idosas para cada 100 jovens, respectivamente.

FONTE: IBGE  

 
Para baixar os dados do Censo 2010 acesse: http://www.censo2010.ibge.gov.br/

Para baixar os Setores Censitários 2010: http://www.ibge.gov.br/home/download/geociencias.shtm